quinta-feira, novembro 23, 2006

 
Compreendo que alguns professores e cientistas se n?o queiram envolver no que consideram ser a politica. Mas n?o será fazer política permitir que se prostitua a credibilidade, a compet?ncia, a independ?ncia e a idoneidade que dignificam uma classe e enobrecem um cidad?o?Prof. Delgado Domingues, IST
É ponto assente na Comunidade Europeia que a nível nacional, quem produz os resíduos industriais perigosos deve tratá-los. Com esse pressuposto, é necessário tratar estes resíduos que actualmente s?o produzidos pela indústria transformadora, produtora e distribuidora de electricidade, gás, água e indústria de restauraç?o, a uma taxa superior a 200 mil toneladas por ano. Tratá-los porque se forem para um aterro (ou incinerados de maneira incorrecta) o impacte ambiental e os danos ? saúde pública ser?o significativos. Let´s look at the trailer:
Foi com Cavaco Silva como Primeiro-Ministro e o Partido Social Democrata no poder, que se tentou resolver este problema, o da eliminaç?o dos RIP, em Portugal. A soluç?o apontada, a mais abrangente em termos de tratamento dos vários tipos de RIP, e a mais cara, era a de Incineraç?o Dedicada. Cavaco Silva é hoje Presidente da República.
O Partido Socialista, na oposiç?o, manifestou-se contra. Quando assumiu o poder, o Primeiro-Ministro na altura, António Guterres, assumiu a política de Co-Incineraç?o, apresentada e defendida no Governo seguinte pelo Ministro do Ambiente, José Sócrates.
Na oposiç?o, o Partido Social Democrata mostrou-se contra esta opç?o, desvirtuadora do seu projecto político inicial, insurgindo-se contra a ineficácia do processo. Ao retomar o poder, o governo, presidido por Dur?o Barroso, congelou o processo de queima de RIP em cimenteiras, e iniciou um novo estudo que levasse ? resoluç?o desta quest?o.
Nessa altura, convidado pelo Primeiro-Ministro para substituir Amílcar Theias, o ent?o edil da mui nobilíssima Oeiras, Isaltino Morais, assume a pasta de Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território. Acaba por encarrilhar o processo dos Centros Integrados de Recuperaç?o, Valorizaç?o e Eliminaç?o de Resíduos Perigosos - CIRVER. Actualmente é outra vez presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Com novos ventos originados de uma tempestade europeia, o Partido Socialista ganha as eleiç?es legislativas, e o Primeiro-Ministro José Sócrates dá a continuaç?o da política governamental, do seu anterior executivo. Bem aconselhado, manteve os CIRVER, a ver no que aquilo dava.
Enquanto o processo político subia de contestaç?o quando se adoptava a opç?o de incinerar os resíduos, com os CIRVER tal opç?o acompanhada de um debate sério com os principais contribuintes e interessados n?o levantou grande celeuma. Mesmo que seja fácil apontar o dedo aos principais intervenientes, n?o pode haver culpa quando se t?m um sistema que permite inflex?es em estratégias ambientais ao sabor das percepç?es políticas dos seus governantes, mesmo que tenha demorado uma década e 1 milh?o de toneladas de resíduos industriais perigosos tenham ficado por tratar desde esse instante.
Concluindo, Portugal teria ficado muito melhor servido se em meados da década de 90 tivesse implementado uma incineradora dedicada e usado novas técnicas de reciclagem, recuperaç?o, inertizaç?o e reduç?o na produç?o de resíduos industriais perigosos, além de considerar a opç?o de co-incineraç?o - que n?o é capaz de resolver o problema de queima de resíduos com elevado teor de Cloro, além do tratamento ineficaz de materiais com Mercúrio e Cádmio.
zé dos sácrates
Para mais informaç?es, refencia-se:
A Estratégia de Lisboa, Coes?o Territorial e Sustentabilidade Ambiental.
Instituto de Resíduos - Síntese de dados - Resíduos Industriais.
CONFRAGI - (Co)-Incineraç?o ou CIRVER

Comments:
Que bela ideia. A mem?ria dos portugueses ? t?o curta.
At? me recordei do Eng? Marque Novo. Que ? feito dele?
Tamb?m me lembrei daquela pessoa muito importante do BE . cOMO ? QUE SE CHAMA? OU J? N?O ??
aQUELE QUE QUER DESTRUIR O cONCELHO. n?O ? DIVIDIR. ? destruir.
vou aos arquivos mas volto
pepe r?pido
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?